Uma pessoa com História

(17-02-1869
18-02-1959 )


Eu, Carlos Coutinho, Gago Coutinho para os amigos, nasci em Lisboa no dia 17 de Fevereiro de 1869. Fui geógrafo, historiador e aviador.
O meu pai era um homem com pouca educação literária. Só tinha feito a primária, mas conhecia a escrita "comercial", em que praticava. Foi sargento de mar e guerra até 1873, esteve na nau Vasco da Gama e na fragata D. Fernando. Era homem alto, bem branco. Faleceu em Lisboa com 93 anos.
Não sei quase nada sobre a minha mãe, sei que era uma senhora pequena e era algarvia. Tinha um irmão que era patrão de um caíque da costa. Desde os 8 anos que tenho uma mãe adoptiva, era uma amiga de minha mãe, chamava-se D. Maria Augusta Pereira e faleceu em 1914.

Aos 17 anos devido a falta de fundos para eu ir para um curso de engenharia na Alemanha tive de ingressar na Escola Naval em 1886, onde me distingui como cartógrafo, ainda no mesmo ano entrei na armada.
Entre 1888 e 1898 estive várias vezes embarcado. A primeira viagem prolongada foi para Moçambique na corveta “Afonso de Albuquerque”, de 7 de Dezembro de 1888 a 16 de Janeiro de 1891. A última foi na corveta “Vasco da Gama”, até 31 de Março de 1898. Daqui passei para a minha primeira comissão de geógrafo ultra-marino, em Timor. Foi a partir desta altura que desenvolvi a maior parte da actividade cartográfica. Como geógrafo, fiz muitos trabalhos de delimitação de fronteiras das colónias portuguesas.
Até 1920 cartografei Timor, São Tomé, Angola, Moçambique.


Primeira travessia aérea do Atlântico Sul

external image image001.gif
O meu avião ( nele fiz a travessia do atlântico sul ).


Fui nomeado chefe da missão geodésica da África Oriental.
Eu era muito rigoroso e aplicado nas minhas tarefas. Numa das minhas travessias a pé por África conheci o meu grande amigo Sacadura Cabral, com que trabalhei durante cerca de quatro anos e com o qual desenvolvi o sextante de bolha artificial que foi comercializado com o meu nome (sistema Gago Coutinho).
Realizei também a travessia aérea Lisboa-Funchal com ele, fiz também a travessia aérea pelo atlântico Sul.

external image 533px-Vuelo_Gago_Coutinho_y_Sacadura_Cabral.svg.png
Travessia do atlântico sul de Gago Coutinho e Sacadura Cabral.


Publiquei um livro chamado "A Náutica dos Descobrimentos" em 1951 dividido em dois volumes.
Fui convidado em 1954 pela TAP para fazer um voo experimental num DC-4. A linha aérea Lisboa-Rio de Janeiro foi fundada.
Um ano antes de morrer, em 1958, tornei-me almirante.
Morri aos 90 anos e um dia, em 1959, e estou sepultado no cemitério da ajuda.
external image sac_gago.jpg
Sacadura Cabral & Gago Coutinho

André Santos
Mário Fernandes
9º E